domingo, 7 de setembro de 2008

Os avanços modernistas

Fecha a porra do portão, Colombo

que lá vem o negão, cheio de razão

te catar, te catar, te catar

querendo cortar a tua bingulinha

nem o teu cabaço ele perdoa não

Quem mandou trazer a civilização?

e o conceito do pré-conceito?

Ah, mas o estrago já foi feito

e deu-se uma destrambelhada inovação

e toda europa e o caralho a quatro

acharam supimpa a idéia da expansão naval

pronto: troca-se a tanga pelo jeans

e o purê de banana pelo big mac

e alto esbravejam: cá temos a solução

a civilidade, a modernidade e a matéria bruta do conhecimento científico

dou-lhes quinquilharias, trajes sem valor

douradas, reluzentes, fulgurantes

ouro de tolo, o sal dos apóstolos

e todo o arroz tributado do japão

Trago esta rosa singela

bela, colhida do poema de Hiroshima

brilha muito, é pomposa e meiga

nutrida da pele, da carne, da genética daquele povo

e sustentada pela radiação daquela terra

Só peço, companheiros, que abram o portão da sua cultura

que esqueçam sua identidade e sua linguagem

que abandonem sua religião e orgulho

e escancarem sua subjetividade para a democracia

Pelo povo, para o povo, com o povo

igualdade, fraternidade, liberdade

e votem no Lula para presidente

E abriram. Pior ainda: e votaram

resultado: o Brasil

meu Brasil brasileiro

não do mulato, só do estrangeiro

vou cantar-te nos meus versos

Brasil, terra que dá

recursos para explorar

mas não fica nada aqui não

pra onde é que vai então?

Vai pra cima, bem pra cima

onde é dia e aqui é madrugada

Radical: madruga, do seriado do Chaves

"pi, pi, pi" chora o Brasil"

cale-se, cale-se, você me deixa louco"dizem os norte-americanos

"gentalha, gentalha, pfffff"a união europeia"

só não te dou outra porque..."diz Evo Morales

até o cocaleiro desce o sarrafo na gente, veja só

Ah, os benefícios da modernidade, da modernidade

que, de tão moderna, chamam-na modernidade

pois é moderna, então o apelido se torna óbvio

nada mais formal, nem menos aristotélico

"a" é igual "a", "a" não é igual a "b"

pronto: e foda-se o terceiro excluído

a melhor vigilância é a que se interioriza

é no medo e nos ideais pré-estabelecidos

que o controle se acomoda e determina

Ah, se ousarem se rebelar

ligo pro meu psiquiatra e encomendo um transtorno novinho

via sedex com AR pra confirmar o recebimento

super-chique falar que tem transtorno

TDAH, TOC, DSM-IV, a bíblia psiquiatrica

o novo slogan mundial: você tem o que?

"eu sou feliz" e gritam "transtorno, transtorno"

"eu sou do PCC" "TRANSTORNO, TRANSTORNO"

"hã... eu tenho direitos sociais?" "PSICOSE, PSICOSE"

de quem é essa voz que grita, obriga, vomita em nossas mentes?

de quem é essa rédea que nos limita, restringe e domestica

?de quem? de quem, maldição, de quem?

"Eu sou a cultura imposta, o segregador das relações

eu sou o seu suspiro, sua mácula, seu pensamento

eu sou a sua vergonha, seu sorriso, sua lágrima

eu sou o seu anseio, seu sucesso e fracasso

eu sou o seu gerador, seu caminho, seu destino

eu sou a sua realidade, seu domínio, seu remédio

eu sou o seu pai, sua mãe, sua família

para onde quer que olhe você me vê

onde quer que você respire você me traga

o buraco que tropeça sou eu que cavei

e a tristeza que sentem no seu enterro

bah, fui eu que inventei

seu descanso final? inferno ou paraíso?

fui eu que criei

seu pensamento, sua conduta, seu comportamento

eu determinei

o que chamam de amor, tristeza ou sentimento?

admitam, nesses eu fui muito criativo

olha só o faturamento da Casas Bahia

Qual o meu nome? Esse vocês que inventaram: Modernismo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Vc é foda (no bom sentido, garoto!). Saudades de te beliscar! Bjokaaaas

Anônimo disse...

genial....
senti de ler as maluquices que vc escreve!
e pior... ouvir as suas opinioes... nem no bar nos encontramos mais...